THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Para quem não conhece a Pedreira...

Aí vai um pouco de História...e o porque das coisas!

A PEDREIRA...

A Pedreira Paulo Leminski, localizada na cidade de Curitiba, recebeu o nome em homenagem a Paulo Leminski, poeta e escritor curitibano, e ao fato do local antigamente ter servido como Pedreira Municipal e usina de asfalto. Ainda hoje o local é cercado por um paredão de rocha de 30 metros. Localizada no bairro do Abranches, o local possui cerca de 103,5 mil m², e seu palco possui cerca de 480 m². Implantada em 1990, a Pedreira tem capacidade para receber cerca de 25 mil pessoas.
Ao seu lado está a Ópera de Arame, aberta em 1992, durante do primeiro Festival de Teatro de Curitiba. Juntos, formam o Parque das Pedreiras.

Durante o aniversário de 300 anos da cidade, o local foi palco do tenor José Carreras, acompanhado pela Orquestra Sinfônica Brasileira. Paul McCartney deu as caras por lá em um show histórico em 1993. A Pedreira também já recebeu David Bowie, Björk, Milton Nascimento, Roberto Carlos, Iron Maiden, The Killers, Ramones, Sepultura, Paralamas do Sucesso, INXS, Skank, Bestie Boys, Pixies, Titãs, ACDC. Uma infinidade de artistas dos mais diferentes gêneros.

Uma ação civil pública movida pelo Ministério Público do Meio Ambiente contra o município de Curitiba corre na 4ª Vara da Fazenda. O MP acatou pedido de alguns poucos moradores da região da Pedreira, que reclamavam do barulho e desordem que acontecia no local em dias de eventos.

Desde julho de 2008, o espaço está interditado, sendo que para a realização de algum evento, a produção precisa por o projeto para avaliação do juiz, que pode vetar a realização. O último show realizado na Pedreira foi do Inimigos da HP, em agosto daquele ano.

Recentemente, a banda britância Oasis teve sua apresentação realizada em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, devido à demora na decisão judicial sobre a possibilidade de o show acontecer ou não na Pedreira.

0 comentários: